"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

quinta-feira, 31 de março de 2011

livro: Sistema Agrossilvipastoril:

Integração Lavoura, Pecuária e Floresta

               A Sociedade de Investigações Florestais e o Polo de Excelência em Florestas têm o prazer de informar o lançamento do livro “Sistema Agrossilvipastoril: Integração Lavoura, Pecuária e Floresta”, organizado por Sílvio Nolasco de Oliveira Neto, Antônio Bartolomeu do Vale, Antônio de Pádua Nacif, Mariana Barbosa Vilar e José Batuíra de Assis.

               Esta obra, de 190 páginas, resultado das ações de Transferência de Tecnologia do Polo de Excelência em Florestas, faz referência ao Sistema Agrossilvipastoril como uma indicação de mudança de paradigma do uso do solo e dos fatores de produção e inteligência. Acredita-se que este sistema de produção propiciará a geração simultânea de produtos agrícolas, energéticos e bens ambientais, elevando e expandindo a condição do homem do campo como novo produtor rural e prestador de serviços ambientais.





segunda-feira, 28 de março de 2011

_ Enquanto isso, no porão da casa...

















_ Esse rato tá de brincadeira, vou ter que usar minhas garras...

F o t o S

               As fotos que indico, foram compiladas das atividades profissionais do Eng° Agrônomo Dirceu Gassen. De seu site pessoal retirei algumas amostras de seu trabalho: "Publicou livros sobre pragas em trigo, insetos subterrâneos, controle biológico, pragas em milho e plantio direto. Desde o início da implantação do plantio direto, na década de 1970, acompanhou atividades da ICI, com Erivelton Roman, na UPF."


pinheiros Araucária agustifolia

Soja Plantio Direto

Soja Plantio Direto

Broto de Soja 2,4-d

Soja 2,4-d

Pecevejo: Trichopoda

Tipuana tipu

dente-de-leão, por do sol

Anu-branco guira guira

Beija-flor

Buva e insetos

Controle biológico

Controle biológico

Grãos de soja cercospora kikuchii

Chrysoperla externa: Tripes

Conyza canadensis BUVA

Corynespora cassiicola

Gaeumanomyces graminis tritici

Ipomea, na cultura do Sorgo

Controle biológico - Lagarta

Ovinos

domingo, 27 de março de 2011

Soberania Alimentar e Biodiversidade

               A riqueza do Brasil em alimentos e, como estes alimentos farão parte da dieta de muitos brasileiros, dependerá de grandes extensionistas. Os vídeos a seguir merecem grande atenção. O biólogo Valdely Kinupp (plantas alimentícias não-convecionais) é representante desta biodiversidade brasileira de extensionista voltado a nossa segurança alimentar e soberania popular. Agradesço sua contribuição, luta, estudos e postura de pesquisador.











Pesquise mais um pouco por aqui:
 Oliver Blanco

Serie F o r r a g e i r a s - Gramíneas

B r a c h i a r i a s


Ruzizienses
_Brachiaria ruzizienses_
Ruzizienses 1

Ruzizienses 2
 










Humidicola
_Brachiaria humidicola_ 
Humidicola - Jaboticabal
  
Humidicola
Decumbens
_Brachiaria decumbens Basilisk_

Campo de Produção - Brasil/Batatais/SP

Decumbens










 
Dictioneura
_Brachiaria humidicola cv Llanero_

Campo Agrostológico -  Brasil/Jaboticabal/SP


Llanero















 
Marandú
_Brachiaria brizantha cv Marandú_
Setor Forragicultura - Unesp - Jaboticabal/SP


Setor Produção Animal - Unesp - Jaboticabal/SP




 






Xaraés
_Brachiaria brizantha cv Xaraés_

Setor Forragicultura - Unesp - Jaboticabal/SP
Sob pastejo - Setor Forragicultura - Unesp - Jaboticabal/SP
Campo Agrostológico - Unesp - Jaboticabal/SP

Plantio de sementes puras (vc = 76%), Brasil/Uberaba/MG






 
Piatã
_Brachiaria brizantha cv Piatã_

Capim piatã
 
Campo Agrostológico - Moura Lacerda - Ribeirão Preto/SP

















Capim piatã

Pasto Piatã

sexta-feira, 25 de março de 2011

Alimentos: o último segredo exposto

_gif via katieclysmic_
Dois vídeos importantes aos brasileiros...


parte 1


parte 2

_via mattsayshigh_
...saber o que comer, saber o que beber.

é nóixx

Dez anos sem Milton Santos


 ...você brasileiro conhece Milton Santos? leu algum de seus livros? pelo menos, procurou saber quem foi este mestre, único brasileiro a receber o Prêmio Vautrin Lud, considerado o Nobel de Geografia? Não! então comece a correr atrás do educador Milton, dos seus ensinos, sua visão da mundialização global, caso não, serás mais um joguete do sistema capitalista - este que destrói sua família usando o poder da ideologia - como também, não se libertando das influências neoliberais, será consumidor de sua cultura e produtos... o império - e.u.a. - sorri...  a crise, a posterior, é transferida a nós.
               Estarmos juntos, os espaços: água, campo, cidade, florestas, territórios de nossa vida, nossa gente, nossos circuitos econômicos, atingí-los, não será fácil para o secular opressor, estarmos sozinhos, só nos restará enterrar pelo menos, meu nosso coração na beira de um rio... 

Dez anos sem Milton Santos
 por Silvio Tendler
Sempre com seu sorriso nos lábios e o olhar que revelavam sua clarividência desde o primeiro momento em que começava a se manifestar

            No inicio de 2001 entrevistei o professor Milton Santos. A riqueza do depoimento do geógrafo me obrigou a transformá-lo no filme "Encontro com Milton Santos ou o mundo global visto do lado de cá". Lá pelas tantas o professor critica a "neutralidade" dos analistas econômicos dizendo que eles defendiam os interesses das empresas que serviam.

            Dez anos depois o cineasta Charles Ferguson em seu magnífico filme "Inside Job" esmiúça em detalhes a fala de Milton Santos e revela a promiscuidade nos Estados Unidos entre bancos, governo e universidades. Revela a ciranda entre universitários que servem a bancos e empresas financeiras, vão para o governo, enriquecem nesse trajeto, não pagam impostos, escrevem pareceres milionários para governos estrangeiros induzindo a adotarem políticas que favoreçam o sistema financeiro internacional. Quebram aplicadores e fundos de pensão incentivando a investirem em papéis, que já sabiam, com antecedência, micados. E quando são demitidos das instituições financeiras partem com indenizações milionárias. Acertadamente este filme ganhou o Oscar de melhor documentário de 2011.

            Na outra ponta da história está o filme "Biutiful" do Mexicano Alezandro Gonzalez Iñarritu, rodado em Barcelona e narra a vida dos fodidos, das vitimas do sistema financeiro internacional: africanos e chineses que vão para a Espanha para escapar da fome e do desemprego e se submetem a condições de vida sub-humanas. O trabalho do ator Javier Bardem rendeu o prêmio de melhor ator do Festival de Cannes de 2010.

            São filmes para ninguém botar defeito e desconstroem as perversidades do mundo em que estamos vivendo.

            Em discurso recente em Wisconsin, solidário aos trabalhadores que lutam contra novas gatunagens, o colega estadunidense Michael Moore declarou:

            "Vou repetir. 400 norte-americanos obscenamente ricos, a maior parte dos quais foram beneficiados no ‘resgate’ de 2008, pago aos bancos, com muitos trilhões de dólares dos contribuintes, têm hoje a mesma quantidade de dinheiro, ações e propriedades que tudo que 155 milhões de norte-americanos conseguiram juntar ao longo da vida, tudo somado. Se dissermos que fomos vítimas de um golpe de estado financeiro, não estamos apenas certos, mas, além disso, também sabemos, no fundo do coração, que estamos certos.

            Mas não é fácil dizer isso, e sei por quê. Para nós, admitir que deixamos um pequeno grupo roubar praticamente toda a riqueza que faz andar nossa economia, é o mesmo que admitir que aceitamos, humilhados, a ideia de que, de fato, entregamos sem luta a nossa preciosa democracia à elite endinheirada. Wall Street, os bancos, os 500 da revistaFortune governam hoje essa República – e, até o mês passado, todos nós, o resto, os milhões de norte-americanos, nos sentíamos impotentes, sem saber o que fazer".

            E arrematou com maestria e indignação:

"...Falei com o meu coração, sobre os milhões de nossos compatriotas americanos que tiveram suas casas e empregos roubados por uma classe criminosa de milionários e bilionários. Foi na manhã seguinte ao Oscar, na qual o vencedor de melhor documentário por "Inside Job" estava ao microfone e declarou: "Devo começar por salientar que, três anos depois de nossa terrível crise financeira causada por fraude financeira, nem mesmo um único executivo financeiro foi para a cadeia. E isso é errado. "E ele foi aplaudido por dizer isso. (Quando eles pararam de vaiar discursos de Oscar? Droga!)"

            Esse ano celebramos os dez anos da morte do professor Milton Santos. Quem quiser ler "Por uma Outra Globalização" do Professor Milton Santos encontrará um diagnóstico perfeito do processo de globalização que gestou as mazelas descritas em "Inside Job" e "Biutiful". Quem quiser reencontrá-lo em "Encontro Com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá", estará celebrando a vida e o pensamento de um dos maiores pensadores do Século 20, capaz de ter antecipado muito do que estamos vivendo hoje. Sempre com seu sorriso nos lábios e o olhar que revelavam sua clarividência desde o primeiro momento em que começava a se manifestar.

Silvio Tendler é cineasta, diretor de Os anos JK, Jango Utopia & barbárie, entre outros documentários.








 
“Ser negro no Brasil é, com frequência, ser objeto de um olhar enviesado. A chamada boa sociedade parece considerar que há um lugar predeterminado, lá em baixo, para os negros.”

“Comunicação é troca de emoção.” 

“Centros urbanos modernos não destroem a experiência humana. O que a destrói é a civilização que adotamos.” 

“O mundo é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que pode efetivamente existir.”

Milton Santos



Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...