13 de março
Por Sebastião Pinheiro
O físico britânico Edward Teller, criador da Bomba de Hidrogênio (Teller-Ulam), doou células germinativas para inseminação, mas infelizmente seu filho nasceu com trissomia no cromossomo 23. Ele após assistir ao filme "China Syndrome", sobre um acidente nuclear, 12 dias antes do verdadeiro ocorrido na usina nuclear de Three Miles Island, na Pensilvânia, e a coincidência não atraiu a atenção de ninguém. Ele foi assistir o filme estrelado pelos pacifistas Jane Fonda e Michael Douglas.
O lobista da energia nuclear Edward Teller teve um ataque cardíaco imediatamente ao assistir a Síndrome da China. Disse que era a única pessoa afetada em sua saúde pela energia nuclear. Quem assistiu o filme lembra do seu fim. Prefiro me lembrar do mesmo experimento de Three M. Island repetido em setembro de 1982 no reator 1 (três anos depois) e novamente em 25 de abril de 1986 no reator 4, ambos em Chernobyl que não precisam de memória.
Vocês não sabem, mas o nome Chernobyl em ucraniano é o nome da erva daninha comum o absinto (Artemisia sp.) das terras camponesas. Não gosto de coincidências por isso fui estudar o tratado de Brest-Levistok que criou a Letônia, Estônia, Lituânia e Ucrânia desmembradas não dos territórios do czar, mas da Revolução de Outubro. Então vimos a Segunda Guerra Mundial e a Alemanha dividida em 4 partes. Gorbachev diz que Chernobyl foi importante para a dissolução da URSS. Seria outra coincidência?
Pela primeira vez fiquei sabendo que a bomba que explodiu no Atol de Bikini, coincidentemente transformada em trajes de banho, não era atômica. Era uma bomba de Hidrogênio (Teller-Ulam), que precisa de uma atômica como gatilho. A foto é de Mururoa. Carpe Diem.
*https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_Teller%E2%80%93Ulam_design