Instintivamente reconheço, nestas estradas que percorro, o mundão de terras brasileiras. Brasileira, brasileira, já não sei 'si' é. Os cuidados com os solos são mínimos.
Fico a pensar, já que o carro em que trabalho não possui um toca "pendrive", cd,... Penso como foi na prática toda aquela ocupação, mais do que isso, invasão. Um pseudo humano, frente a natureza divina, ser dono, chamar de meu, a posse de um pequeno pedaço do Planeta? Um pedaço da natureza, e não cuidar.
Como pensar na alternativa para tanto solo sendo esterelizado por culturas extenuativas?
A consequência direta é o impedimento no desenvolvimento do município e o embrutecimento do peão, do agricultor...
Solos com vida dispensa qualquer uso prático de mecanização (grade, arado...), adubação, agrotóxicos e outras técnicas da Revolução Verde.
Solo com vida dispensa "inté" mesmo os Defensivos Alternativos. Nutrem todo tipo de cultivo nele semeado.
Veja este manejo de solo na foto. O coeficiente Run off - escoamento ou feflúvio superficial da água - aí, foi alto.
Deixe o mato crescer. Repouse o solo (“...mas no
sétimo ano haverá sábado de descanso solene para a terra, um sábado ao
Senhor; não semearás o teu campo, nem podarás a tua vinha.” - Lv 25.4.) A terra necessitava, segundo Deus, de repouso, ela precisava se auto-restaurar, a natureza precisa refazer-se.
Venda a Grade, o Arado e compre uma roçadeira. Solos tropicais dispensa o reviramento. Mantenha o subsolador, caso tenha feito manejos, há anos, forçados pelos peões da Revolução Verde. A pesquisa, a pesquisa... Agronomia para mim não precisa-se de mestrado, Douto... pelo menos nesses tempos atuais. "As portas do mundo é aberta" e as porteiras, quase todas, estão fechadas. É a prática, é a praxis... fi!
Roce o mato. Deixe o por cima do solo, apenas isso. Semeie coquitéis de leguminosas e gramíneas. Deixe as crescer.
|
Leguminosas, a salvação da lavoura. |
|
Para a recompição da estrutura, da fauna microbiana, dos ácidos radiculares, da fertilidade (da vida) enfim, antes de qualquer plantio (introdução de um SAF, pomar comercial...) do solo, este é o caminho, biodiversidade vegetal. |
|
Botucatu/SP - curso de Educador Florestal - Giramundo, IEA. |
Roce novamente. Mantenha a cobertura verde por cima, apenas isso? Nada; o tempo tem que agir, por isso planeje as atividades. Deixe a vida crescer no subsolo. Habitat em que a visão humana não alcança.
Não dispense a rocha moída, fina ou granulada, calcária ou fosfatada. Acelere então, a decomposição da massa verde.
Plante. Plante a biodiversidade vegetal. Plante um pomar. Plante legumes. Feijão, milho (plantio direto). Mandioca... o que conseguir.
Enquanto a fertilidade (ou vida) do solo não se equilibra e, caso tenha investido em uma cultura anual ou permanente, use os Defensivos Alternativos.
ACESSE AQUI
Oliver Naves Blanco
Agroecologista