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"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Questão Agrária, Território e Modelo de Produção



22 de outubro de 2018
por Sebastião Pinheiro 

Lisab, “o pereba” estava muito despreocupado, enquanto polarizavam eleitoralmente "culpados" e "despeitados", na cidadania consumista global alienada de seu país prestes a pagar os custos da substituição do senhor imperial.


Lúcido como nunca antes, percebi as ações sabendo que somente três pés sustentam o equilíbrio na agricultura em qualquer latitude e longitude no planeta, Questão Agrária - Território e Modelo de Produção, que harmonizam estruturas naturais, sociais e econômicas (sustentabilidade), que geram o PODER, que na maioria das vezes é subordinado a interesses financeiros, econômicos e sociais, que a manejam conforme suas prioridades e não dela, a agricultura.


Em muitos países do Velho Mundo a questão agrária está acomodada pelo desenvolvimento industrial, mas não resolvida nem como força, nem como poder. E nos países do novo mundo são raros aqueles que conseguiram resolvê-la, onde há constantes rebeliões, guerras e revoltas por suas desigualdades. O México fez sua Reforma Agrária e 72% do território nacional que passou ao controle do povo e suas estruturas. No entanto, isso não significa poder agrário, nem a instalação de um modelo harmonioso de agricultura.
 
Lisarb, pretensioso como todo inculto buscava saber o que não estudara mas carecia, não por sua culpa, mas pelas artimanhas da miserável elite de seu continente. Envelhecido e com cicatrizes pretendia alcançar o sábio grego Aristóteles para perguntar-lhe sobre o Modelo do Estado Natural para a compreensão e coisas que devem ser ignoradas por aqueles que pensam pelos acadêmicos subalternos e muitas vezes os fazem ensinar.


O México possui culturas milenares e diversas em um território igualmente diverso, que lhe dota de agriCulturas também milenares e igualmente diversas.
 
A agricultura industrial imposta pelos velhos países industrializados no estilo desenvolvido pelo Barão von Liebig e monopolizado pelo Grupo Financeiro Rockefeller no mundo com base na "Junta Geral de Educação" (General Education Board) passou a estabelecer gradualmente a transferência de força e poder das agriCulturas para interesses industriais e outros, através da coerção impositiva (fiscal) com a drenagem de riquezas, empobrecimento e misérias.


A única maneira de reverter essa situação é com os camponeses conscientes de sua força e restauração de seu poder, mas isso passa pela educação primária, secundária e universitária, com o fortalecimento das diversas formas de agriCulturas sincronizadas com os camponeses e suas realidades.


Autodidata, não fiz genuflexão ante a presença sagrada de São Methamidophos (Metamidofós), sem glória nem aureola, mas com todo o poder do símbolo máximo ® em lugar dos mesmos. Não sabia se ele teria sido secretamente canonizado por Johannis PavlvsII, pela interseção de Tatcher e Reagan, depois do fulminante desaparecimento do primeiro em seus delírios mundanos, mas refúgio daqueles que não sabem o que fazer diante de um dilema campesino e nem sequer conhecem uma interrogação saudável do problema, que irá transformá-lo em um "bombeiro agroecológico".


Qual papel  jogava ele (santo), e eles na contenção da Reforma Agrária Mexicana, nas transformações anteriores à proposta de agora? Esperto, "o pereba" destilava seu veneno sarcástico. Como, após 10 anos de revolução total, torna-se impossível aceitar a postergação e o atraso na distribuição de terras aos camponeses na Reforma Agrária até os idos de 1935. Então, o que aconteceu? O tripé tinha uma pé quebrado, o modelo de agricultura industrial que buscava destruir todas as formas de agriCulturas milenares impactando fortemente sobre as etnoculturas.


A resposta é clara e evidente em duas encíclicas de Leão XIII, "Genus Humans" e a resposta ao livro revolucionário O Capital de Marx, "Rerum Novarum", de 1891. Não podemos deixar de imaginar a Karl Kautsky nove anos depois discorrendo na Alemanha sobre a Questão Agrária e imaginemos os jesuítas no México orientando os camponeses a criarem Cooperativas de Crédito Raiffassen e formar sindicatos de trabalhadores e campesinos. As "Coisas Novas" e o Gênero Humano com grandes transformações que logo irá fazer desaparecer cinco Impérios...


Intromissão é comportamento repreensível, mas a ciência necessita de respostas fora dos cânones da acadêmica "obediência devida" aos impérios mundanos, servis ou não, ou no supra mundo com ou sem seus "dados concretos" induzidos e "esperados".


A única e incomum (inédita) saída oferecida pelo império aos pobres de espírito e aculturados é a Wikipedia. Ali encontramos a Guerra Cristera e seus meio milhão de deslocados ou mortos. "- Qué lo parió", diria Mendieta ou o gaúcho pampeano diante do inusitado, mais que incomum. Na
Alemanha, Hitler criou um imposto sobre a religião, para as duas Igrejas e todos fecharam os olhos aos diversos genocídios.


O mundo se preparava para um novo choque imperial e as encíclicas de Pio XI demonstram o risco que "Exacerbar os Ânimos", no México, recém saído de uma década de conflitos ou os referentes aos novos totalitarismos europeus (La vostra presenza, Non abbiamo bisogno y Mit brennender Sorge).
 
Lisarb percebeu difícil averiguar se havia correlações com terras da Igreja Católica confiscadas na Revolução e o estancamento da Reforma Agrária de 1917 até 1935. Foi estudar e então entendeu que não havia possíveis relações daquela Guerra com o Cristo Rei do tardo-franquismo da Guerra Civil Espanhola e suas conexões políticas..


Lisarb é ousado, mas não exagerado. No relicário da hagiografia de São Metamidofós há espaço contrito a concluir que as sementes transgênicas e seus herbicidas Glyphosate são os mais importantes marcos sobre "A Questão Agrária" e "Território Campesino" conquistado na Revolução Mexicana para restaurar através do terceiro pé de equilíbrio, "Modelo de Agricultura do Agribusiness" (Agronegócios) para a restauração do poder e status anterior à Revolução... Ajudando-o a decodificar esses meandros camponeses latino-americanos para cessar a devoção ao São Metamidofós, ou a canonização pretendida de São Glyphosate, e evitar o que o planejado pelos ricos do velho mundo com sua agricultura de proteção, que usa canhões para dispersar as nuvens, pois perdem ao chover e baixar as temperaturas em estufas (quatro graus Celsius) na produção de frutas de altíssimo valor quando são necessários sete quilos de milho para comprar uma garrafa pet de Coca-Cola. Esse é o poder do capital sobre o poder da agricultura, para que Trump mantenha o circo operante e "la nave va", enquanto "renovarum" o Biopoder Campesino.

Leitura complementar pesquisada:










 
 

 
 
 

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