"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

terça-feira, 29 de outubro de 2013

PAE no Estado de São Paulo

PNAE - PREFEITURA DE SÃO PAULO BUSCANDO FORNECEDORES

Contribuiu: Zolandia Mariano Gomes
Secretária DFDA/SP
zolandia.gomes@terceirizado.mda.gov.br
(11) 3823-8585



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

CAPITAL NATURAL

Jan Brueghel the Younger
Paradise
1650
A terceira temporada do programa CAPITAL NATURAL, idealizado e produzido pela AIUÊ, uma produtora de documentários estratégicos criativos (aiue.com.br), estreia em setembro de 2013, contando agora com a energia e a curiosidade do jornalista Guto Abranches na ancoragem dos debates em estúdio.


Fora do estudio, o programa amplia suas investigações em campo, registrando todos os aspectos das mudanças em direção ao desenvolvimento sustentável que ocorrem na sociedade.


Contribuiu via e-mail, 
Nilto Tatto
Instituto Socioambiental
Programa Vale do Ribeira
ntatto@socioambiental.org

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Soberania alimentar: encontros!

Em Bauru - SP:


14/10/2013 à 18/10/2013

A Secretaria Municipal do Bem Estar Social – SEBES em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – COMSEA de acordo com a Lei 6.390 de 05 de Julho de 2013 realizará a 2ª Semana Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável durante o mês de Outubro. 
 
O objetivo da Semana é envolver diversas instituições que trabalham na promoção de segurança alimentar e nutricional e que atuam na defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada – DHAA de forma sustentável e permanente.

Ressaltamos ainda que o Dia Mundial da Alimentação é comemorado anualmente em 16 de outubro e o tema definido pela a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) é “Sistemas Alimentares Saudáveis”._SAIBA MAIS AQUI, ACESSE_

Em Santos - SP:


Em Ribeirão Preto - SP:



É com muito orgulho que convido vocês para PARTICIPAREM e DIVULGAREM entre seus contatos o "8º SEMINÁRIO DE AGREGAÇÃO DE VALOR EM HORTICULTURA" Evento dia 29/10. 

Inscrições gratuitas!!!

Sally Blat - PqC APTA Centro Leste - Horticultura (16) 3637-1849/3621-2717 (ramal 216) www.apta.sp.gov.br

Em São Paulo - Capital:


Ato na Câmara Municipal abre atividades da Semana Mundial da Alimentação na cidade de São Paulo

Executivo entregará projeto de lei que cria Sisan ao legislativo
No próximo dia 16 (Dia Mundial da Alimentação), às 10h, no Plenário 1º de Maio, da Câmara dos Vereadores da cidade de São Paulo, será realizada a abertura das atividades da Semana Mundial da Alimentação, que este ano tem como tema “Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição”.
No ato de comemoração, representantes do governo municipal farão a entrega do Projeto de Lei que cria o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), ao presidente do legislativo.
De acordo com o coordenador das ações de Segurança Alimentar e Nutricional, da Supervisão Geral de Abastecimento da prefeitura, João Carlos Alves, a proposta é aproveitar a data para reafirmar o compromisso do governo municipal na construção da política alimentar e nutricional na cidade de São Paulo.
“O projeto de lei vai criar o sistema municipal e seus instrumentos legais, para que, possamos avançar nesta área, com políticas públicas, que vão da produção ao consumo, em consonância com os programas já efetivados pelo Governo Federal”, explica Alves.
O tema é amplo e será abordado em diversas ações diferentes durante o mês de outubro. Para marcar o início dessas atividades, a prefeitura de São Paulo, por meio da Supervisão Geral de Abastecimento em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan), realiza esse ato na Câmara Municipal. Confira a programação oficial da prefeitura e das demais entidades parceiras http://diamundialimentacao.wix.com/sampa2013 
Serviço
Lançamento das atividades do Dia Mundial da Alimentação 2013 
Dia: 16 de outubro (quarta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Plenário 1º de Maio – Câmara Municipal de  São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista – São Paulo-SP
Informações:
Supervisão Geral de Abastecimento da Prefeitura de São Paulo
11. 3313-3365 ramais 207 e 232 abastecimento@prefeitura.sp.gov.br


Assassinos

...Condenados!

fonte: Folha de S. Paulo
"O fazendeiro Adriano Chafik Luedy foi condenado na madrugada desta sexta-feira (11) a 115 anos de prisão pelo Massacre de Felisburgo (MG)."
fonte: UAI
fonte: MST
"Apesar da condenação, o fazendeiroTT deixou o Tribunal do Júri de Belo Horizonte em liberdade. Ao final da sentença, as centenas de integrantes do MST que acompanharam o julgamento no plenário do tribunal aplaudiram a decisão, mas se mostraram inconformados com o fato dos réus continuarem em liberdade.

"Foi condenado, falta prender. Começou a se fazer justiça, mas para completar tem que prender e fazer a reforma agrária", disse Enio Bohnenberger, dirigente do MST.

Também foi condenado a 97 anos e seis meses de prisão o capataz Washington Agostinho da Silva, que há 22 anos trabalha para Chafik. Ele também ficará livre aguardando o julgamento dos recursos já apresentados pela defesa dos réus.

O Ministério Público, contudo, pediu a cassação do passaporte do fazendeiro, para tentar evitar eventual fuga."

...a lentidão da justiça! Justiça gera PAZ.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Estratégia de Acesso a Mercados para a Agricultura Familiar

"Cartilha ensina como agricultor familiar pode comercializar produtos"

"Composta por 66 páginas e tiragem de 10 mil exemplares, a publicação orienta também o pequeno agricultor a buscar parcerias necessárias para garantir qualidade e regularidade no fornecimento de alimentos aos mercados populares. A publicação é gratuita e é destinada para agricultores familiares e demais interessados no tema. Ela apresenta, ainda, informações sobre o processo de comercialização e políticas públicas e programas de governo de incentivo aos produtores." _Leia mais aqui, por Elton Pacheco_

Fonte: Fundação Banco do Brasil

                   _ACESSE A CARTILHA EM PDF AQUI_
 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Carta Aberta ao Governo e à Sociedade Brasileira - PAA e CONAB




Carta Aberta ao Governo e à Sociedade Brasileira sobre o
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

O Brasil tem realizado, nos últimos anos, avanços significativos na promoção da segurança alimentar e nutricional (SAN) e na realização do direito humano à alimentação, com a superação da situação de pobreza e miséria de milhões de famílias e o fortalecimento da agricultura familiar.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem sido fundamental para a concretização destes avanços. O programa, que envolve vários ministérios, visa garantir a oferta de alimentos da agricultura familiar para grupos sociais em situação de insegurança alimentar, fortalecendo a agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, e garantindo o acesso a alimentos de qualidade para as pessoas mais pobres.

Graças ao seu sucesso no Brasil, comprovado por muitos estudos independentes e por muitos documentos de organizações beneficiárias, o PAA é reconhecido internacionalmente, e é referência para diversos programas similares em outros países, da América Latina e da África. Atualmente o programa adquire alimentos de mais de 185 mil agricultores familiares, beneficiando 19.681 entidades recebedoras dos alimentos, com a distribuição de 529 mil toneladas de alimentos por ano. O PAA já beneficiou, ao longo dos seus 10 anos, 2.352 municípios em todos os estados do Brasil. A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), através da Diretoria de Política Agrícola e Informações, dirigida por Silvio Porto, tem cumprido papel determinante na efetivação do programa.

Recentemente a Polícia Federal deflagrou a operação denominada de “agrofantasma”, que investiga supostas irregularidades e desvios de recursos no programa. Tal operação chamou a atenção pelo aparato policial utilizado e pela repercussão desproporcional do fato nos meios de comunicação. Tal operação resultou na detenção de 10 agricultores e do funcionário da Conab no Paraná, Valmor Bordin, bem como no indiciamento policial do Diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto.

Os movimentos sociais e organizações da sociedade civil aqui representados repudiam os procedimentos utilizados, bem como a forma distorcida e pouco clara que as informações sobre a operação foram divulgadas por grande parte dos meios de comunicação. Vale destacar que mesmo o processo correndo em sigilo, alguns meios de comunicação contavam com informações privilegiadas no dia da realização da operação policial. Os procedimentos da operação policial e sua divulgação contribuem para criminalizar as organizações da agricultura familiar e deslocam a atenção da sociedade da necessária apuração de irregularidades na execução do programa para um tratamento meramente policial de um programa fundamental para a realização do direito humano à alimentação. É importante salientar que estes mesmos canais de comunicação divulgam muito pouco ou quase nada os resultados positivos do programa em todas as regiões do Brasil.

O PAA é implementado há 10 anos, ao longo dos quais foram criados e aprimorados mecanismos de gestão e controle social do programa. Sua execução é acompanhada por centenas de conselhos municipais e estaduais de segurança alimentar e nutricional, assistência social e desenvolvimento rural. A busca pela transparência e pela responsabilidade no trato do recurso público tem sido permanente nos espaços de gestão e acompanhamento do programa, seja no seu Grupo Gestor, Comitê Consultivo, ou no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Este aprimoramento tem se orientado pela transparência e pela busca da adequação de seus procedimentos à realidade da agricultura familiar e povos e comunidades tradicionais, segmentos da população que, embora responsáveis pela maior parte dos alimentos consumidos pela população brasileira, foram historicamente excluídos das políticas agrícolas.

Defendemos a apuração de toda e qualquer irregularidade, da mesma forma que defendemos o amplo direito à defesa das pessoas que se encontram detidas e indiciadas. Manifestamos nosso repúdio à forma como a ação policial foi realizada, efetivando detenções de agricultores e funcionários da Conab que vinham colaborando com as investigações.

Os movimentos sociais e as organizações aqui representadas reafirmam a relevância do Programa de Aquisição de Alimentos e exigem sua continuidade e ampliação, nos marcos que vem sendo discutidos em suas instâncias de gestão e controle social. Reafirmamos a importância da Conab como órgão executor do PAA e o nosso reconhecimento e plena confiança no seu Diretor de Política Agrícola e Informações, Silvio Porto, gestor público reconhecido pela sua ética e retidão no exercício da função pública e dotado de uma história de vida pública na área do abastecimento e segurança alimentar e nutricional que lhe confere idoneidade e capacidade técnica e gerencial para a implementação e gestão do PAA. Repudiamos as tentativas de “linchamento” político dos gestores públicos da Conab e de lideranças de organizações beneficiárias.

Assinam:

AOPA – Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia
ECONATIVA - Cooperativa Regional de Produtores Ecologistas do Litoral Norte
do RS e Sul de SC
VIA CAMPESINA
@EXTENSIONISTA

 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

"Flor Brilhante e as Cicatrizes da Pedra"‏ [Documentário Indígena]

por Rodrigo Paiva
Atualmente, tramitam em regime de urgência no Congresso Nacional projetos de lei como o 1610/96 e o PLP 227 que pretendem liberar e regulamentar a exploração de recursos naturais em terras indígenas, avançando ainda mais o processo de genocídio que muitos povos indígenas estão submetidos.


"Neste documentário registramos a história de Flor Brilhante, a matriarca de uma família de rezadores (xamãs) Guarani-Kaiowá, que sofre violações de direitos ambientais e humanos há mais de 40 anos devido aos impactos de explosões continuas de uma usina de asfalto, que dinamita e explora uma pedra sagrada às margens do território indígena. Uma prática que irá se tornar cada vez mais comum com a aprovação destas leis."

Para somar à Mobilização Nacional Indígena que se dá esta semana, Jade Rainho lança o documentário "Flor Brilhante e as Cicatrizes da Pedra" - http://www.vimeo.com/jaderainho/florbrilhanteeascicatrizesdapedra.


DIVULGUEM-COMPARTILHEM!
 

[Documentário Indígena] FLOR BRILHANTE E AS CICATRIZES DA PEDRA from Jade Rainho on Vimeo.
















Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...