Por Sebastião Pinheiro
Ser provocativo para muitos é uma forma violenta de exercício de cidadania só recomendável em ambientes republicanos autênticos. Faço a ressalva para ficar claro. Perceber violências no Brasil torna-se paradoxal e o agredido é travestido de agressor, pelo que comparações são essenciais.
Se eu afirmo que o gangster Al Capone foi um sindicalista nos EUA, pode parecer estranho no país que não comemora o Primeiro de Maio resultado do massacre em Chicago, mas se eu digo que o termo Complexo Industrial Militar sobre a Humanidade foi cunhado pelo General Eisenhower Presidente dos EUA no seu último discurso ao deixar o poder democrático, sou obrigado a lembrar do gangster preso por impostos, pois sei que desde as cavernas, passando pelas idades medievais que, armas e força são poder permitido à nobreza e elite contra o povo.
Nas universidades os salões nobres ofendem os alunos quota…. O sarcasmo é alicerçado por almas mater de minhas avós Roza & Izolina e as mães Ircéia, Irene, Icinéia e Lídia que tive. Não há espaço de ingenuidade de pensar que o problema do C.I.M. começou com a troca de peles e ouro com indígenas por rifles e uísques, paralelo ao genocídio pela matança de bisontes, pois isso começou na Suméria de Gilgamesh ou Babilônia de Nabucodonosor e quiçá bem antes.
Mas a estátua de Harriet Beecher Stove com Abraham Lincoln é mais que um símbolo e está repetida 47 vezes em território norte americano e serve como uma luva nestes últimos dois anos de Brasil de fascismo em ascensão. Na imagem o gigantesco presidente, que se curva para ver os olhos da escritora. A frase é belíssima. Então, a senhorinha é a escritora que com seu livrinho fez esta gigantesca guerra…. O livro em questão é A Cabana do pai Tomás e deve ser lido para se entender pandemias, a Decima Terceira Emenda à Constituição dos EUA e quanto tempo era dado para a libertação dos escravos, assim como a Reforma Agrária nos EUA. Trinta e cinco (35) anos era o prazo máximo e o último estado será o Texas a libertar seus escravizados. No Alabama, Tukesgee a comunidade afrodescendente liberta, será usada como cobaias para estudos da Sífilis já em 1930 recebendo placebo e não medicina… Os documentos são claros. Harriet é sua irmã Catherine Beecher da pioneira da Economia Doméstica e Reforma Social.
Onde Al Capone é Sindicalista e uma escritora provoca uma guerra civil devemos abrir os olhos, pois no Brasil tudo pode acontecer, inclusive nada.
Nesses minutos todos devem estar saturados de tanto EUA, mas eu estou provocando exorcismo elitistas. Em Salto do Jacuí na fazenda Santa Elmira aconteceu igual que em Tukesgee, com a diferença que lá soldados afrodescendentes foram expostos a armas químicas de guerra, para testar a eficiência de máscaras militares. Em Rincão do Ivaí 4 crianças não tinham conhecimento do que se passava e morreram… Crime é crime e não pode ser atenuado, mas no Brasil querem atenuar o genocídio da Capitã Cloroquina, será esse o medo do General Bedel e seu substituto Dr. Meirinho ao ignora que solubilizar um comprimido de hidroxicloroquina e vaporizar a solução para pessoas com deficiência respiratória, me obriga a voltar aos EUA. Em 1860 o uso de um inseticida arsenical de nome “Verde Paris” Aceto Arsenito de Cobre, provocava perda de tantos escravos, que no congresso foi feita a primeira lei da América contra o Agrotóxico em 1895, aprovada em 1900. Sou mais que sarcástico, sou cínico, um escravo, já era tão caro quanto um cachimbo inglês de raiz de roseira.
Chegamos a Nova Santa Rita, coração e berço do Arroz Agroecológico do MST e o mesmo avião da UDR, pulverizou o Assentamento e as Hortaliças Agroecológica da Merenda Escolar e de consumidores… O mesmo se repete no Pará e Maranhão em Araçá e Carranca nesta semana, com vítimas e o Estado fascista ignora a autorização.
Harriet Beecher Stove o sabe, e muito bem, eu também, mas as autoridades ignoram. É óbvio que ele e seus asseclas não sabem quem foi Albert Schweitzer, médico catedrático, exegeta, regente, violinista que abriu um hospital em um antigo galinheiro abandonado da Legião Estrangeira em Lambarene na África.
O vice-presidente vem à público com sua opinião que os 29 mortos no Jacarezinho “são bandidos do narcotráfico em guerra”, e que mataram um policial, causa da reação. Para quem gosta de história, os sufocados no brigue “Palhaço”, de comandante inglês, na Cabanagem, não é nada novo, nem em Canudos ou em Nova Santa Rita, há um projeto de Lei para que crianças na Merenda Escolar não recebam alimentos agroecológicos de Assentamentos de Reforma Agrária ou Pequena Propriedade Familiar. Os pacifistas Gandhi ou Lumumba são exemplos para evitar interpretação errônea ou tendenciosa, pois a autoridade não pode ser cúmplice do crime, quando é responsável pela garantia impressa na Constituição. Contudo nos jogos de Guerra da nobreza medieval, as justas e os foros justificavam os comportamentos, mas não no Estado Nacional Moderno.
O exilado (Light & ITT) Brizola dizia que, nas favelas o principal é Educação, e não Repressão, que fica melhor nos bairros ricos da Tijuca, Ipanema e Copacabana. A justiça não julga opiniões, pois precisa saber se o policial foi atingido por bandidos ou por ação criminosa premeditada e isso somente ela pode determinar. O açodamento opinativo, não interessa, nem justifica a incompetência, cumplicidade, ou determinação de Estado (Governo), pois o monopólio de violência é controlado pelo judiciário. É por isso as agressões a última instancia que julga o executivo educador ou repressor.
O resto é discurso dos jogos de poder da nobreza medieval, diria Agostinho Neto ou Mandela de forma poética e evoluída através dos tempos, após sua aplicação sobre uma sociedade, povo ou região. Cientes e conscientes que os reis e nobres já não tinham suficiente riqueza para sustentar suas vaidades pessoais em uma economia complexa e começaram a ficar à mercê dos banqueiros já acima dos reinos e feudos, mas antes capazes de retalhar a África com suas cores e interesses.
Os grandes financiadores terão em seu poder o moderno instrumento, o capital e assim conhecemos Rothschild. Mas, logo depois é a energia do petróleo que permitirá Rockefeller a aventurar-se sobre a agricultura e apropriar-se do cultivo da Bananas, sem agricultura e agricultores, mas em uma produção natural de forma industrial. Desde a Guerra Civil as sementes já eram negócios privados e bem antes as tecnologias baseadas nas marcas registradas, patentes de sínteses já eram outro instrumento de poder para acúmulo de riquezas, tão rentável que hoje atraí Bill Gates, Carlos Slim, e é base internacional ideológica dos agronegócios de empresas que se apropriam da agricultura, alimentos e da energia sustentável em cumplicidade com políticos corruptos.
Os resultados geográficos sobre várias óticas passam a ser entendidos na antítese de Anatole France: «O jogo é um corpo-a-corpo com o destino». Em sua origem os jogos medievais, justas e principalmente a guerra eram instrumentos de fidelidade e amor senhor e rei. Logo sua vida e sorte dependia da vaidade e interesse dele, como é hoje no Estado fascista.
Santo Isidoro de Sevilha, nas suas Etimologias, examinou, significativamente, num mesmo livro, o de número XVIII, as questões referentes à guerra e aos jogos. Definiu os espetáculos de maneira genérica como os prazeres que não desonrariam por si mesmos, mas que poderiam fazê-lo dependendo do que viesse a se desenvolver. Espetáculos que também poderiam ser denominados ludus, palavra cuja raiz seria a idolatria, associada a festas, aos jovens, e por este motivo, recomendava que se atentasse para a maldade de sua origem, para que não se viesse a considerar bom algo que teria tido origem no mal. Perdão: Qual é a pior pandemia?
A análise moderna dos jogos e esportes é herdeira direta das concepções ilustradas do século XVIII. A radiação do espírito iluminista realizou-se em meio a um corpo social tecnológico – que impunha os rigores da especialização e uma nova configuração disciplinar – bafejado por certa alma romântica que insistia em buscar origens e tradições nacionais. De um emaranhado de práticas lúdicas, emergia, de forma mais ou menos clara, uma ética que partia da liberdade voluntária dos praticantes, impunha a igualdade de oportunidades e condições aos concorrentes e articulava-se numa rede de fraternidade costurada pelo chamado «espírito esportivo», capaz de banalizar vitórias e derrotas ao sustentar a máxima lúdica «o importante é competir». Uma forma de ordenação providencial traduzida por uma outra sentença, «que vença o melhor», revelava, por outro lado, um verdadeiro clamor de justiça que se manifestava nas competições.
Os jogos e os esportes tornaram-se, assim, simultaneamente, espaços/tempos de igualdade social, mecanismos de adestramento e controle sociais e refúgios para aristocratas saudosistas e burgueses refinados.
Criar dependências para manter repercussões necessita a perspectiva republicana em diferenciar a juventude rebelde cubana da rebeldia juvenil de Miami. Da mesma forma que a Ipanema é diferente do Jacarezinho escolhido local para satisfazer a fidelidade feudal que esgrime a liberdade constitucional para instalar um golpe, para que todos se contaminem e logo sejamos meio milhão de mortos como determina o FMI de Christine Lagard, FED e CFR. Foi o que depreendi de sua excelência ao vivo em uma transmissão oficial, que não foi casual, nem ingênua sua veiculação pública.
Só o nativo (indígena) aprende a ver movimento onde não há movimento ou valor naquilo que verdadeiramente tem valor no tempo-espaço da vida, o que é impossível para o soldado verbi gratia capitã médica Cloroquina e sua nebulização com comprimidos dissolvidos, embora ignore o poder de oxirredução do ácido carbônico contido no vapor de água para o quinino. Perguntem a Raoní, Sonia Guajajara ou Suruí. Isso fica dia a dia mais difícil de perceber assim como os sonhos e futuro fora dos algoritmos e tendências probabilísticas, que gerenciam e manejam militarmente riscos, ódios para o império, mesmo que nem se saiba quem é o império.
Alguns não aceitam que isso seja fascismo, pois ignoram o significado do termo palestra (pálio, combate) nos jogos. A morte para os gregos envolvia a ideia de que a preservação da alma dependia do diálogo com parentes e comunidade (favelada). Na Ilíada na qual Aquiles mandara organizar jogos para homenagear Pátroclo morto por Heitor. As exéquias promoviam o sepultamento e levantamento de lápides e sacrifícios, a celebração de jogos em honra do morto, pois o esquecimento dele pelos vivos, equivalia à morte da alma. O Jacarezinho é isso, mas a ignorância o faz imperceptível, pela ânsia de poder não-republicano.
Santo Agostinho sentia-se atraído pelos espetáculos teatrais cheios de imagens das suas misérias e de alimento próprio para o fogo das suas paixões. E numa linha argumentativa muito próxima a Platão, indagava se não seria rematada loucura sentir prazer com cenas de sofrimento. E completava questionando a validade de um sentimento que não impelia o espectador a prestar auxílio foto, mesmo sendo passado.
Nesse sentido, a íntima vinculação dos jogos à guerra remete a uma função utilitária principal dessas práticas lúdicas: o treinamento militar. De fato, as diversas modalidades descritas e tantos outros jogos de armas e exercícios corporais praticados ao longo de toda Idade Média (como a caça, os jogos de alvo, o jogo da quintana, equitação) faziam parte do conjunto de habilidades desenvolvido na formação do guerreiro.
A nobreza feudal corporativa esotérica crê que é garantia de uma república.
A essa altura, os torneios passaram a ser substituídos pelas justas, em geral travadas por apenas dois cavaleiros portadores de armas arredondadas de maneira a conter a violência da nobreza feudal. Nessas condições meu amigo norte americano devolveu: - Al Capone era bem mais sindicalista, que vocês republicanos.
Fiquei bem calados, pois não sou tonto, nem ignorante...