"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SIR ALBERT HOWARD


          Há quase 100 anos, na década de 1930, Sir Albert Howard, com a segurança dos sábios e a perspicácia dos gênios, previu as conseqüências nefastas para o meio ambiente, hoje inquestionáveis, do agranegócio. Howard mostrou os equívocos dos métodos da pesquisa agrícola ocidental e fez um amálgama magistral do conhecimento camponês ancestral com o saber científico da época. Propôs uma conduta para a produção vegetal e para a produção animal que, se fosse seguida, seguramente evitaria a maioria dos problemas ambientais enfrentados pela humanidade, pois o fundamento central de suas posições científicas é o incremento do húmus no solo, já que a matéria orgânica é o principal armazém terrestre de CO2, que é, por sua vez, sabidamente um dos maiores agentes de contaminação do ar.

          É neste quadro preocupante que a Editora Expressão Popular, muito oportunamente, coloca esse texto à disposição dos cientistas, professores, técnicos e agricultores. Aqui, Howard, de forma didática e em linguagem acessível, reproduz toda a sua experiência e mostra o caminho da verdadeira agroecologia, com o indispensável incremento da fertilidade do solo através de processos naturais, de acordo com a mãe natureza, como ele gostava de se referir.

          Um Testamento Agrícola é leitura obrigatória a todos – professores, técnicos, estudantes, produtores – que se preocupam com a qualidade dos alimentos, das plantas, dos animais, do solo e, finalmente, da vida humana.

Preço: R$ 15,00

1° Edição


          "A ciência tem sido chamada para auxiliar a produção. Outra característica da agricultura do Ocidente é o desenvolvimento da ciência agrícola. Esforços tem sido feitos no sentido de que diversas ciências separadas possam estudar os problemas da agricultura e assim incrementar a produção do solo. Isto levou à fundação de numerosas estações de pesquisas, as quais, anualmente, produzem um grande volume de conselhos e informações técnicas, na forma de publicações. Essas idéias apressadas de agricultura, sem dúvida fracassaram; a mãe terra privada de sua fertilização natural está em revolta; a terra está entrando em pane; a fertilidade do solo está em declínio."

          Podemos sim ter uma coexistência de sistema agrícolas e até triplicarmos nosso superavit no balancete econonômico anual, quando enfim, decidirmos: tirar das mãos dos estrangeiros o domínio econômico sobre nossa agricultura; passar realmente um pente fino fiscal na conduta sistemática das práticas agrícolas voltada à produção de comodities; parcelarmos os Latifúndios, com um objetivo primeiro: reduzir as externalidades ambientais ("se fossem, como deveriam ser, incorporadas aos custos de produção, produziria a falência da agricultura convencional") cuja ideologia o camufla ("Agronegócio, sua vida depende dele"). - Que nada, depende porra nenhuma! Assim, Albert "...vislumbrou, há quase um século, a catástrofe do agronegócio, através da destruição do húmus,..."  O húmus foi para Howard elemento essencial ao solo e aos seus estudos práticos. Com a palavra: 


          " Por outro lado, a facilidade com que os produtos químicos podem ser utilizados, fez com que se abandonasse o emprego necessário dos resíduos naturais. Se um substituto barato para o húmus existe, por que não utilizá-lo? A resposta a esta pergunta é feita de duas formas. Em primeiro lugar, os produtos químicos nunca serão um substituto do húmus porque a natureza ordena que o solo deve ser vivo e que a micorrizza deve ser um elo essencial na nutrição das plantas. Em segundo lugar, o uso de tal substituto não pode ser barato, pois a fertilidade do solo - um dos fatores mais importantes na vida de um país - se perdeu; porque as plantas artificiais, os animais artificiais e os homens artificiais não são saudáveis; e a nutrição artificial torna indispensável proteger esses seres contra parasitas, mediante o uso de pulverizadores e venenos, vacinas e soros e um sistema caríssimo de remédios específicos, médicos, hospitais etc. Uma vez que nos resolvemos a contemplar o conjunto financeiro da produção agrícola com os distintos serviços sociais criados para reparar os danos causados por métodos agrícolas equivocados (externalidades ambientais)  e uma vez que se tenha presente que nossa maior riqueza é uma população sã e vigorosa, a propaganda sobre a economia e as facilidades dos adubos químicos reduzir-se-á as suas verdadeiras proporções. No futuro os fertilizantes químicos serão considerados uma das maiores loucuras da época industrial, e os ensinamentos dos economistas agrícolas desse período serão tidos como superficiais."

          Sente a pegada do Sir Albert Howard! Clarividente em suas observações técnicas. Um intelectual da pureza harmônica do sistema agrícola voltado a vida. Isso tudo, escrito em 1943!  No Brasil, os ideólogos do AGRONEGÓCIO, insistentes gananciosos, achar que podem continuar  enganando com o falso desenvolvimento rumo a decadência de nossos solos, provocará, num futuro próximo, a abertura para uma possível entrada aos "anos de miséria". Nossas vidas não dependem do Latifúndio...e sim das FAMÍLIAS QUE VIVEM NO CAMPO.

         Howard nunca esteve tão atual. 

Oliver Blanco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...