"

'Ofereço-me para cooperar com amor a fim de compartilhar a abundância de meu coração.'
'Comunico-me sem apegos e descubro a harmonia de evoluir na Terra.'

quarta-feira, 18 de maio de 2011

RECEITAS ALTERNATIVAS III - Uso do Enxofre

"O enxofre elementar, aplicado sobre as plantas, é encontrado em suas proteínas. Isto, álias, não escapou à observação de certos agricultores, que notaram o seu efeito benéfico sobre a vegetação da planta. Por outro lado, ele também pode agir sobre a resistência da planta através da fertilização do solo". Francis Chaboussou - Plantas doentes pelo uso de Agrotóxicos, página 252.

Uso de enxofre e calda sulfocálcica
para tratamento fitossanitário


O enxofre é um produto natural que tem poder fungistático. Pode ser usado puro ou, então, ser feita a calda sulfocálcica.

1) USO DE ENXOFRE PURO: misturar, a seco, 800 g de enxofre e 200 g de farinha de milho bem fina. Diluir 34 g em 20 litros de água e aplicar sobre as plantas.

2) CALDA SULFOCÁLCICA: a calda é preparada com enxofre e cal.

Material:

 
- 2 tonéis
- 1 pano para coar
- 4 quilos de cal virgem em pó
- 1 balde de plástico
- 5 quilos de enxofre peneirado
- 1 bastão de madeira
- "espalhante adesivo": farinha de milho, cachaça ou leite

Preparo da Calda: 
Colocar 25 litros de água limpa em um tonel para aquecer ao fogo. Então, retira-se um balde de água morna e misturamos o enxofre peneirado. Para facilitar a mistura, convém o uso de enxofre e calda sulfocálcica para tratamento fitossanitário colocar um pouco (meio copo) do "espalhante adesivo". Em outro tonel, colocar 4 kg de cal virgem e queimar com 2 a 3 litros de água morna, retirada do primeiro tonel. Quando a cal começar a queimar, mistura-se o enxofre, mexendo sempre com o bastão de madeira. Em seguida, adiciona-se o restante da água quente, marcando a altura que a mistura alcançou. Ferver a mistura durante uma hora com fogo não muito forte, mexendo com o bastão e repondo a água evaporada na altura da marca. Após uma hora, deixar o fogo apagar e esfriar a calda. Retira-se a calda do tonel e, com o auxílio de um pano, o produto é filtrado (coado). A calda deve ser guardada em vasilhas de vidro, madeira ou plástico bem fechadas. Na hora de preparar a calda, deve-se preparar somente a quantidade a ser usada nos próximos dias, isto é, não deixar a calda envelhecer, usá-la até um mês depois de pronta. Para se saber a quantidade de calda para cada litro de água, é só utilizar o Aerômetro de Baumé, e verificar no quadro a seguir a quantidade de água a ser misturada para cada tipo de tratamento que for feito.
Fonte: Agroecol.e Desenv.Rur.Sustent.,Porto Alegre, v.2, n.1, jan./mar.2001 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...