"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

quarta-feira, 18 de maio de 2011

RECEITAS ALTERNATIVAS III - Uso do Enxofre

"O enxofre elementar, aplicado sobre as plantas, é encontrado em suas proteínas. Isto, alias, não escapou à observação de certos agricultores, que notaram o seu efeito benéfico sobre a vegetação da planta. Por outro lado, ele também pode agir sobre a resistência da planta através da fertilização do solo".  
- Francis Chaboussou - Plantas doentes pelo uso de Agrotóxicos, página 252.

Uso do enxofre e da calda sulfocálcica
para tratamento fitossanitário


O enxofre é um produto natural que tem poder fungistático. Pode ser usado puro ou, então, ser feita a calda sulfocálcica.

1) USO DE ENXOFRE PURO: misturar, a seco, 800 g de enxofre e 200 g de farinha de milho bem fina. Diluir 34 g em 20 litros de água e aplicar sobre as plantas. (_ acreditamos que o uso do elemento S puro, 96, 98% e 99% - que se consegue na sua dupla ventilação - para a ação esperada, e assim amplamente conhecida, no combate a enfermidades fitoparasitárias fungosas em plantas desequilibradas energéticamente em seu meio,  como sempre foi tecnicamente conhecida a "fungicida", mas sem atentar-se para uma ação mineral secundária, sua absorção que na maioria dos casos, ainda erram nas doses, por falta da precisão da densidade, e praticulturas estabelecidas, como o não uso em cucurbitaceas, baixa eficiência no frio, e outras notas técnicas variáveis para cada ambiente. 

   O êxito da calda é a fervura do S. Na reação oxi-redução junto a cal apagada, a solubilidade aumenta e se estabiliza. 

2) CALDA SULFOCÁLCICA: a calda é preparada com enxofre e cal apagada, Cal de construção, hidróxido, óxido de Ca...

Material:

 
- 2 tonéis
- 1 pano para coar
- 4 quilos de cal virgem em pó
- 1 balde de plástico
- 5 quilos de enxofre peneirado
- 1 bastão de madeira
- "espalhante adesivo": farinha de milho, cachaça ou leite

Preparo da Calda: 

Colocar 25 litros de água limpa em um tonel para aquecer ao fogo. Então, retira-se um balde de água morna e misturamos o enxofre peneirado. Para facilitar a mistura, convém o uso de enxofre e calda sulfocálcica para tratamento fitossanitário colocar um pouco (meio copo) do "espalhante adesivo". Em outro tonel, colocar 4 kg de cal virgem e queimar com 2 a 3 litros de água morna, retirada do primeiro tonel. Quando a cal começar a queimar, mistura-se o enxofre, mexendo sempre com o bastão de madeira. Em seguida, adiciona-se o restante da água quente, marcando a altura que a mistura alcançou. Ferver a mistura durante uma hora com fogo não muito forte, mexendo com o bastão e repondo a água evaporada na altura da marca. Após uma hora, deixar o fogo apagar e esfriar a calda. Retira-se a calda do tonel e, com o auxílio de um pano, o produto é filtrado (coado). A calda deve ser guardada em vasilhas de vidro, madeira ou plástico bem fechadas. Na hora de preparar a calda, deve-se preparar somente a quantidade a ser usada nos próximos dias, isto é, não deixar a calda envelhecer, usá-la até um mês depois de pronta. Para se saber a quantidade de calda para cada litro de água, é só utilizar o Aerômetro de Baumé, e verificar no quadro a seguir a quantidade de água a ser misturada para cada tipo de tratamento que for feito.
Fonte: Agroecol.e Desenv.Rur.Sustent.,Porto Alegre, v.2, n.1, jan./mar.2001 

ABC da Agricultura Orgânica - Jairo Restrepo



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...