"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

quarta-feira, 17 de abril de 2013

APRUMAR volta a fornecer produtos Hortifrutigranjeiros ao PNAE de Assis - SP


      A Associação dos Produtores Rurais de Assis e Região (Aprumar) irá fornecer todos os produtos oriundos da pequena cadeia Hortifrutigranjeira do município e região. Aproximadamente 142 produtores cadastrados, representantes da Agricultura Familiar, são participantes. Assim como em anos anteriores já o vinha fazendo, com perspectiva de aumento para 2013 de alimentos e produtores (170).

        O número de produtores rurais do município, habilitados com a DAP - declaração de aptidão ao Pronaf - é de 288, dados do MDA. São agricultores familiares ativos. Esse número deveras ser maior. Muitos outros tem apenas a atividade leiteira como principal renda da propriedade e outros não possuem a DAP, faltando, em muitos dos casos, um incentivo técnico para a diversificação da produção ou mesmo investir em tecnologias (informações) no manejo do pasto, consequentemente, maior qualidade e aumento do leite.

        Segundo o censo agrícola de Assis (2006) o número de estabelecimentos agropecuários que produziram leite no ano foi de 220 unidades, num total de 1.986 vacas ordenhadas. Quantidade e valor da produção de leite nos estabelecimentos de 3.957 litros e R$ 1.953,00, respectivamente. Comparada ao último levantamento do IBGE, 2011, há um aumento no número de vacas ordenhadas, 2.145, porém uma diminuição na produção, 3.200 litros. O valor da produção de leite nos estabelecimentos aumentou R$ 2.624,00, provavelmente em decorrência da diminuição das unidades produtoras, bem como a  mudança de atividade agrícola, passando a família a produzir vegetais.

       Lembramos que tanto o Governo Federal (programas PNAE, PAA) e agora o Estadual (programa PPAIS) possuem políticas públicas que metabolizam as economias locais de municípios; dando maior segurança econômica para os pequenos proprietários investirem. Integrá-las, assim como as Secretárias do municípios vizinhos, é a melhor maneira de trazer a segurança alimentar aos cidadãos.

        Os alimentos hortifrutis possuem maior qualidade, comparados aos vendidos nas grandes redes de mercado, tanto pelo fato de não passarem pelos atravessadores cujo o destino é o balcão de negócios, o que gera desperdícios devido ao tempo de exposição, influenciando o aumento dos preços ao consumidor final (também mais um exemplo aqui, no transporte) como também, na maior parte, são produzidos sem o uso de agrotóxicos e, o adubo base na maioria das técnicas vem do reaproveitamento do esterco. 

         Diretamente do campo para o prato de 8.720 alunos de Assis, destes, 3.609 são da educação infantil; 5.058 Ensino Fundamental e 53 do Ensino especial, segundo dados do Portal FNDE. Sem contar os alunos das escolas do Estado.     

          "O objeto da presente CHAMADA PÚBLICA é o da aquisição de gêneros  alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural para o  atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, conforme  especificações e quantidades a seguir informadas:"



Fotos da Feira realizada no pátio da Aprumar que acontece toda sexta-feira das 16 h às 22 h. Av. Armando Salles de Oliveira, 1.111, no barracão da CEAGESP, Assis/SP




Fotos da distribuição ao PNAE municipal.

Assis/SP 13/04/2010
Alimentacao Escolar - Escola Municipal Maria ClŽlia Valim
©Foto de Ubirajara Machado ©Foto de Ubirajara Machado
Assis/SP 13/04/2010
Alimentacao Escolar - APRUMAR
Creche Hilda Miras - Merendeiras E/D Helena At ©Foto de Ubirajara Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...