"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cartilha sobre Agricultura Ecológica


                A consciência ecológica deve ser colocada em prática por razões necessárias e simples. O alimento é, e sempre foi, a nossa maior fonte de vida saudável e sociável. Ensina a troca, ensina vivermos em conjunto, ensina os primeiros passos em economia e, garante a preservação da nossa futura geração em equilíbrio com a natureza. Este é o ciclo. Novas sementes – crianças, plântulas, filhotes - são providas e vivemos para garantir sua sobrevivência. Produzir alimento é uma virtude.
                Se Deus criou toda a arquitetura da natureza, então, a natureza é Deus. O homem ensina a destruí-la, provoca suas leis, mata o seu próprio lar, impõe o consumo perdulário de sua criação, o veneno e vários outros bens materiais. Cada vez mais se distância da natureza, não bebe mais a água pura, pois, destrói sua proteção marginal, as árvores. Não obstante, cada vez mais se distância de Deus.
                Para se trabalhar a Agricultura Ecológica é necessário apenas algumas e sábias atitudes administrativas de vida: acreditar na natureza, ser um observador dela, um protetor, um filósofo, um poeta; um guia dos mistérios de Deus e não da ganância dos homens. Negar o que é negativo a vida e  na seara produtiva, buscar a biodiversidade, sempre.
Oliver

 
               Agricultura Ecológica é a resposta Sócio – Ambiental aos efeitos colaterais da agricultura convencional. Fundamenta-se na utilização de recursos naturais locais e renováveis, não admitindo a utilização de agrotóxicos, adubos químicos de alta solubilidade e organismos modificados geneticamente, buscando o resgate do agricultor como protagonista do processo produtivo.

                Cartilha da Agricultura Ecológica - A Cartilha Agricultura Ecológica - Princípios Básicos foi elaborada pela equipe técnica do Centro Ecológico a partir da revisão e ampliação das publicações Trofobiose - Novos Caminhos para uma Agricultura Sadia e Biofertilizantes Enriquecidos. Sua proposta é oferecer uma referência teórica para a produção de alimentos sem o uso de adubos químicos, agrotóxicos e transgênicos. Recursos Naturais, Plantas Indicadoras, Trofobiose, Adubação Verde, Receitas de Caldas e Biofertilizantes, Compostagem e relatos de experiências na Serra Gaúcha são alguns dos assuntos abordados neste material.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...