"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A vida secreta das árvores

Gravuras e textos da tradição Gonde

          "Tente imaginar árvores que ganham vida à noite, troncos cujos espíritos se revelam na ausência de luz e de outros seres vivos. É assim que os gondes, habitantes da Índia central, veem as árvores que, de dia, oferecem abrigo e frescor. A árvore é o centro da vida. Gravuras e textos de três artistas da tribo Gonde traduzem crenças, tradições e narrativas fantasiosas no livro A vida secreta das árvores, publicado no Brasil pela WMF Martins Fontes.


          Feita de maneira artesanal pela editora indiana Tara Books, a obra apresenta reproduções de ilustrações míticas de três dos principais artistas gondes, desconhecidos até mesmo na Índia. "Há várias tradições indianas que não são bem conhecidas na Índia - e comunidades tribais, como os gondes, são parte disso. A arte dos gondes está conectada com suas histórias e crenças, e isso é o que gostaríamos de focar em A vida secreta. A arte não existe no vácuo, e, para nós,essa foi uma maneira de representar, profundamente, o universo Gonde", diz Gita Wolf, fundadora da Tara Books,sobre o livro.

          As fantasmagóricas e deslumbrantes páginas do livro, impresso em papel feito à mão,por meio de serigrafia, são resultado de uma oficina com Bhajju Shyam, Durga Bai e Ram Singh Urveti, os artistas, em Chennai, sul da Índia. A Tara Books procura materializar em seus livros uma produção artística praticamente anônima, e fazer das publicações objetos de arte.

          A mitologia gonde se resume logo na segunda ilustração, de Urveti, acompanhada pelo pequeno texto "Os visitantes se vão." Ele escreve: "Todos sabem que espíritos sagrados moram no sembar. Quando anoitece, seus visitantes diurnos se vão – abelhas, um pássaro e dois camaleões." A porta de entrada para as narrativas fantásticas já está escancarada. O leitor só precisa passar a página e mergulhar nas outras 18 combinações de texto/imagem que tornam a tradição gonde algo tão incrível quanto qualquer manifestação folclórica nacional."

A VIDA SECRETA DAS ÁRVORES
De Bhajju Shyam, Durga Bai e Ram Singh Urveti.


 Informações via emeio, por Natália (ogiva).

'Ofereço-me para cooperar com amor a fim de compartilhar a abundância de meu coração.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...