"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MicroOrganismo Eficientes - EM


Para produzir alimentos saudáveis devemos respeitar as hierarquias que existem no planeta terra. Na ordem do universo, compreender o teu “funcionamento” é estar em rede e em harmonia com a natureza. *“Nesta hierarquia, a idéia provém do espírito, a função da idéia, a forma da função e assim por diante. Se invertemos esta ordem, caímos no beco sem saída em que se encontra hoje, por exemplo, toda agricultura tecnicista, quimicista e mecanicista. Buscaremos soluções na matéria e nos elementos químicos ao invés de ampliar as idéias, e melhorar o espírito que rege a todos”.

A técnica de capturar os microrganismos eficientes em habitats de Floresta fechada, complexa, equilibrada e, trazê-los para um ambiente de ação ecológica humana, econômico ou em recuperação: agroflorestas, quintais agroecológicos, hortas orgânicas e transições agroecológica, busca resgatar fundamentos existenciais e filosóficos que há entre o solo, a planta e o animal.

*“Tornou-se difícil, hoje em dia, ao menos visualizar-se esta sequência de níveis de existência. Quando nos deparamos com os processos que a natureza gerou para resolver seus problemas, achamos já ter achado o último fim da existência. Porém, se visualizarmos os níveis hierárquicos que estão ao lado, podemos adquirir uma confiança ainda maior nos processos da natureza. Pensar de forma ampla e participativa permite antever os problemas, agir previdentemente”.

Técnicos do PAIS – equipe GAIASOCIAL – vem fazendo a extensão deste conhecimento para 50 famílias da Agricultura Familiar mineira. Em Vazante, aplicou-se 5 dias de campo de práticas Agroecológicas em que a captura, a criação e o uso dos microrganismos eficientes foi uma das práticas. O conteúdo foi retirado da publicação que faz “parte do Programa de Extensão “Divulgação das Plantas Medicinais, da Homeopatia e da Produção de Alimentos Orgânicos”. Universidade Federal de Viçosa / Departamento de Fitotecnia”.

 *Fonte dos trechos: Manfred von Osterroht - revista Agroecologia hoje, Ano III, nº 15, jul/ago 2002.


Após capturado os EM, recriá-lo na garapa.
 Após a captura dos EM, separa os coloridos em uma garrafa pet contendo 200 ml de garapa, melado ou água de arroz; completar com água (sem cloro). Abrir a cada 2 dias para a retirada do ar. Procedimento realizado por 20 dias até o bicho estar criado.

Usos:

- EM solo: 1ml para cada 1 litro de água;
- EM planta: para cada 1 litro do EM solo, colocar 0,05 ml de vinagre.


_ trecho do conteúdo do cardeno dos microrganismos eficientes (EM):


Quem são os Microrganismos Eficientes (EM)?

Os microrganismos são minúsculos seres vivos. Apesar de extremamente pequenos e simples, exercem função primordial, desde a captação de energia solar, ate suas transformações na Terra. São dois grandes grupos: os microrganismos de regeneração, e os microrganismos degenerativos.

Os microrganismos regenerativos produzem substancias orgânicas úteis as plantas, e via metabolismo secundário podem produzir hormônios e vitaminas. Melhoram as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Estão nesse grupo os microrganismos que constituem o EM.

Os microrganismos degenerativos produzem no seu metabolismo primário substancias como amônia, sulfeto de hidrogênio, com ação prejudicial à planta e endurecem o solo. Consequentemente impedem o crescimento das plantas e favorecem infestações de pragas e doenças.

O EM e formado pela comunidade de microrganismos encontrados naturalmente em solos férteis e em plantas, que coexistem quando em meio liquido. Quatro grupos de microrganismos compõem o EM:

Leveduras (Sacharomyces): utilizam substancias liberadas pelas raízes das plantas, sintetizam vitaminas e ativam outros microrganismos eficazes do solo. As substancias bioativas, tais como hormônios e enzimas produzidas pelas leveduras, provocam atividade celular ate nas raízes.

Actinomicetos: controlam fungos e bactérias patogênicas e também aumentam a resistência das plantas.

Bactérias produtoras de acido lático (Lactobacillus e Pediococcus): produzem acido lático que controla alguns microrganismos nocivos como o Fusarium. Pela fermentação da matéria orgânica não curtida liberam nutrientes as plantas.

Bactérias fotossintéticas: utilizam a energia solar em forma de luz e calor. Também utilizam substancias excretadas pelas raízes das plantas na síntese de vitaminas e nutrientes, aminoácidos, ácidos nucléicos, substancias bioativas e açúcares, que favorecem o crescimento das plantas. Aumentam as populações de outros microrganismos eficazes, como os fixadores de nitrogênio, os actinomicetos e os fungos micorrizicos.

8 comentários:

Blanco disse...

Preciso de comentários gente?

Oliver Humberto Naves Blanco

Anônimo disse...

Muito interessate e tem um bom resultado, ja experimetei. Sueli

Anônimo disse...

Depois de capturado, pode ser subdividido e acrescentar mais melado e água para aumentar a quantidade?

Anônimo disse...

Saudação a todos,

Ouvi falar do EM como Herbicida natural, alguem tem alguma informação?

f0nt_Drk disse...

Eu tentei encontrar de todo o jeito os materiais dos links no texto, mas todos estão fora do ar, será que o autor não teria guardado numa daquelas pastas preciosas ein? ou mesmo outros materiais q sejam do mesmo tema, muito me importa essa questão, estamos ai na luta, desde já agradecido!!

Unknown disse...

"EM-5 é um fermentado anaeróbico fitosanitário natural à base de EM-4, vinagre e álcool. Basicamente o EM-5 age aumentando, de maneira natural, a vitalidade e o sistema de defesa das plantas contra insetos nocivos e doenças, reforçando seu sistema imunológico.

EM-5 apresenta, alem dos microrganismos ativos, presentes no EM-4, ésteres insolúveis que dão vigor a planta, que adquire assim a força suficiente para poder superar enfermidades, resistir a pragas e parasitas e recuperar-se de qualquer outro fator de debilidade"

http://mungoverde.blogspot.com/2009/04/em-5.html

Unknown disse...

Eu estou produzindo o EM para experimentar.

Unknown disse...

Onde o EM pode ser usado?

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...