"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Grande Garimpo



04.X.2019
El maestro Tião 

Senado é uma assembleia deliberativa; com função de avaliar e ponderar atos promulgados por outra inferior e deriva da forma de organização social em que os poderes legislativos ou consultivos estavam restritos aos homens mais velhos (conselho de anciãos).

Em frente ao Palácio do Planalto o Digníssimo Sr. Presidente subiu a um caixote e disse que os garimpeiros foram muitos felizes durante a ditadura do General Figueiredo. Foi aplaudido por uma claque, contudo sem idade, história ou ponderação que a idade traz. Não houve um conselho de anciãos em Serra Pelada, somente o Major Curió...

Fui obrigado a estudar, na wikipedia. O site do Banco Central do Brasil tem uma página sobre o Garimpo de Serra Pelada, localizado em Marabá no Sul do Estado do Pará com coordenadas: 05° 66’ 19" de latitude sul e 49° 39’ 55" de longitude oeste.

Nele não consta que a mina é fruto do Projeto RADAM que escaneou a Amazônia na década de 60. Tive a oportunidade de viajar do Arquipélago das Canárias, onde fui visitar dois velhos amigos de coração: El Teide e Cumbre Vieja. Na viagem conheci um professor de geologia aposentado da USP e da UFMG. Ele participou junto com os yankees da prospecção, cubagem da reserva de ouro. Afirmou que no meio da mata ele e todos os técnicos foram cumprimentados por David Rockefeller (que ele chamou de velho, para mim velho era o John Davisson, ou John Deere) que baixou de um helicóptero de grande tamanho e não nacional. Asseverou não poder imaginar de onde ele tinha vindo...

Lembrei do capitão Chandler do exército norte-americano morto em 1944 por indígenas enquanto pesquisava reservas de Tantalita e Columbita, muito importantes a partir de 1956 para construção de foguetes e satélites artificiais. Não ignorem que a bomba atômica "Little Boy" lançada sobre Hiroshima tinha boa parte feita com Monazita de Guarapari (Fosfato de Urânio). 

A invasão de Serra Pelada foi um "vazamento Social" que impediu o que a estatal Vale do Rio Doce concedesse a Mina (Morro da Babilônia I e Babilônia II) ao Grupo Financeiro de Rockefeller.

O Banco Central comprou a pepita de 62,1 kg que na época era chamada de "Democracia" e toda a produção que ultrapassou as 58 toneladas de ouro, que continha uma impureza de alto valor, mas não comprada no ato, mas promitente no futuro..
 O Paládio, elemento do grupo da Platina ocorre junto aos ouros: No "Amarelo" de 1 a 2%; "Ouro Fino" de 6 a 7% e o "Ouro Bombril", com teores superiores a 9% de Paládio.

A claque levada à frente do Palácio do Planalto para aplaudir o externado pelo presidente desconhece um dos crimes da Ditadura: o Roubo do Paládio, que vitimou a todos que nela trabalharam, entre eles seu genitor. O Paládio foi vendido à França e usado no seu projeto nuclear de Bomba H testadas em Mururoa no Pacífico Sul.
O tempo passou, o Brasil continua um grande garimpo para corporações, políticos e pobres, onde há muitas favelas de "blefados", onde "melexetes" sobrevivem em "Favelas do Curió". Existem outros garimpeiros, não faíscam ouro, nem diamantes, mas seres humanos do Estado ausente. "Bamburrados" constroem templos de arrecadação e viajam com passaportes diplomáticos para evitar inconvenientes em Paris, Londres ou Flórida escondendo sua origem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...