"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Antibióticos

por Sebastião Pinheiro
Fundação Juquira Candirú



Antibióticos, naturalmente, usados desde babilônicos e egípcios estão condenados à ineficiência antes de fazer seu primeiro século de descoberta na Sociedade Industrial (1928, Alexander Fleming, Prêmio Nobel, 1945), pelo rebrote de microrganismos que ameaçam com o retorno de antigas pandemias de macabra lembrança e novas que tiram a esperança. No entanto, não se assustem a tecnologia dos sideróforos os substituirá, mas se repetidos os erros com similar brevidade.


A foto de um grupo de jovens, alunos de agronomia visitando o órgão de Extensão Rural (Emater-GO) vestindo uma camiseta estampando “menosamor + glyphosate” é a epidemia ética que grassa a sociedade e seus organismos carentes de sabedoria, ética, cidadania. Ignoramos que “alunos” significa “sem luz”, mas esse não é o problema, e sim, quando seus professores que deveriam estar dotados de luz própria, possuir o brilho do Sol e exigir de seus alunos o Suor daquela Estrela, que vale mais que o ouro, e superá-los. Isso não é uma metáfora, a escutei do cientista laureado e autor de "A bomba Populacional", Paul Ehrlich: “As universidades norte-americanas são prostíbulos de serviço completo”. Meu problema é que elas são o Farol do Ocidente.


Sim a crise é espiritual e ética, mas, afinal o que são sideróforos? São compostos segregados por microrganismos como bactérias, fungos e gramíneas em concentração de yoctogramas (1x10-24) na forma de íon férrico (Fe+3) altamente solúveis e capazes de bloquear toxinas de patógenos com maior eficiência que os ultrapassados antibióticos industriais.


A crise é espiritual e ética pois não nos importa saber que o quarto elemento mais presente no planeta, o ferro é essencial para quase toda a vida para processos como respiração e síntese de DNA. Apesar de ser um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre, a biodisponibilidade do ferro em muitos ambientes, como o solo, mar, tecidos vegetais e animais é limitada pela solubilidade muito baixa do íon Fe+3, estado predominante de ferro em ambientes aquosos, não ácidos e oxigenados.


Acumula-se em fases minerais comuns, tais como óxidos de ferro e hidróxidos (os minerais que são responsáveis pelas cores do solo vermelho e amarelo), portanto, não podem ser facilmente utilizados pelos organismos. Os micróbios liberam sideróforos para eliminar o ferro dessas fases minerais pela formação de complexos Fe+3 solúveis que podem ser ocupados por mecanismos de transporte ativos.


Muitos sideróforos são péptidos não-tumorais, embora vários sejam bio-sintetizados de forma independente. Os sideróforos também são importantes para algumas bactérias patogênicas para a aquisição de ferro. Em hospedeiros de mamíferos, o ferro está fortemente ligado a proteínas como hemoglobina, transferrina, lactoferrina e ferritina.

No início, seguindo o Big Bang, apenas dois elementos foram formados: hidrogênio e hélio. Algumas centenas de milhões de anos depois do Big Bang, as primeiras estrelas arderam com seus incêndios nucleares. Esses incêndios nucleares obrigaram elementos mais leves a criar elementos ligeiramente mais pesados, e essas reações nucleares liberaram uma enorme quantidade de energia. Gradualmente, essas estrelas adiantadas começaram a fazer elementos como Enxofre, Carbono, Nitrogênio, Oxigênio que têm seus subciclos subordinados ao Sol. Finalmente, enquanto eles queimavam o silício para fazer Ferro, elas explodiram como uma supernova, e por alguns momentos curtos, cada estrela liberaria tanta energia como todas as estrelas comuns naquela galáxia. Daí o fulgor do ouro, como o suor do Sol, e a dependência do Ferro da estrela do nosso sistema.


Talvez continues ignorando a importância do Sol e do Ferro na saúde, agricultura, natureza e vida, e dê muita importância ao Ouro, por isso fostes à universidade, não em busca de luz, mas em busca de ouro. Um protón tem sua massa em 1,7 yoctogramas e um mísero sideróforo igual dimensão, mas ele é responsável pela formação da Terra Preta de Índio da Amazônia cujo brilho tanto atraí a Fundação Benemérita de Bill & M. Gates para a Aliança para a Revolução Verde na África onde trabalha Kofi Annan.


Nos laboratórios de biologia molecular há mais de 20 anos estão atarantados na busca de sideróforos através de estressar micróbios patogênicos como o Bacillus antracis (bacillibactina e petrobactina) ou Yersinia pestis (yersiniabactin) e muitos outros. Pelo ouro são obrigados a ignorar os impactos negativos ou que o fabuloso Bacillus subtilis está presente na digestão da maioria dos seres vivos para evitar que patógenos consigam o íon férrico para o êxito na sua evolução sobre a vida.


O uso de + herbicidas (Glyphosate) como o preconizado pelos “sem luz” de agronomia, iluminados por seus doutos professores caricatos e periféricos, em sua visita ao órgão oficial de Extensão Rural – Emater Goiás, sói causar a disbiose e crescimento de Salmonellas e Clostridium difficille dificille que levam ao tratamento de comer excrementos de agricultores que cultivam a saúde no seu primeiro coração, sem se importar com a presença de sideróforos catecolatos, fenolatos, hidroxamatos em complexos hexadentado ou octaédrico. Os aztecas dizem que a escola é o lugar que eleva o espírito.


Vou continuar a bater meu tambor e tocar minha flauta xamânicos dançando e cantando FORA GOLPISTAS.
 ***
 ***
 Estimados amigos y amigas, los invitamos al Tercer Encuentro Internacional de Agroecología. Esfuerzo conjunto entre el Movimiento Agroecológico Mexicano, Departamento de Agroecología UAAAN, Departamento de Agroecología Chapingo, ANEC AC, Catedra UNESCO de Agroecología.
En unos días estará listo el programa con todos los conferencistas e invitados nacionales e internacionales.
Tuvimos algunas restricciones de presupuesto, pero ya se solventaron, por eso la premura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...