"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

terça-feira, 25 de julho de 2017

O negócio é ser pequeno

Ernst Friedrich Schumacher, 1977
"Maquinas cada vez maiores, que acarretam uma concentração cada vez mais elevada de poder econômico e exercem violência cada vez maior contra o meio ambiente não representam o progresso: elas são uma negação da sabedoria. A sabedoria requer uma nova orientação da ciência e da tecnologia em direção ao orgânico, ao suave, ao não violento, ao elegante e ao belo. A paz é indivisível - então como a paz pode ser construída sobre um alicerce de ciência imprudente e tecnologia violenta?", escreveu Schumacher. Pense nisso. Pense profundamente nestas palavras quando for visitar a arrogante feira de tecnologia agrícola 'Agrishow'!  

O pequeno é belo, espontâneo, criativo, flexível e sempre caminha para um continuum inovador. Schumacher explicava que 'para cada atividade há uma escala apropriada'. E, há um bom tempo a escala humana descarrilou. 

No ano em que nasci, 1977, também foi o ano que nos deixava o economista e filósofo Ernst Friedrich Schumacher. Teus pensamentos foram registrados em um bom livro, lançado em 1973, 'O negócio é ser Pequeno' cujo o pdf poderás acessar _AQUI_.
 Personificador do pensamento holístico, Schumacher foi um defensor da economia verde.

'Em 1962, Rachel Carson havia apresentado um caso científico, em seu livro Silent Spring [Primavera silenciosa], em que propunha uma compreensão mais ampla e maior cuidado com o ambiente natural. Em 1972, a ONU havia organizado sua primeira conferência sobre o meio ambiente em Estocolmo. Vários chefes de estado e líderes de governo estiveram presentes, e o resultado foi sólida demanda por mudanças nas políticas ambientais que favorecessem a proteção do meio ambiente. Naquela época, o Clube de Roma também publicou um estudo seminal intitulado Limits to Growth [Limites para o crescimento], que fazia um forte apelo para que o mundo mudasse seu foco do consumo para a conservação.' Mas, infelizmente, nada disso mexeu com a 'religião econômica' e a acumulação histórica de capital e desgraça ambiental cada vez aumenta e entramos no Antropoceno com risco reais da auto extinção. Por fim, a vitória será da Terra. 

Schumacher dizia se não desafiarmos a economia de grande escala e que tudo corrompe, a ciência e as políticas ambientais hoje não seriam suficientes. Segue um livro importante a todos/as ecoguerreiros/as! 

- Escala dos assentamento humanos; economia de escala; a psicologia da escala; a ecologia da escala; espiritualidade e escala; economia budista... 

"Cultivar e aumentar as necessidade é a antítese da sabedoria. É também a antítese da liberdade e da paz. Cada necessidade a mais tende a aumentar também a dependência de forças externas sobre as quais não temos controle, aumentando, portanto, o medo existencial. Somente ao reduzir suas necessidades uma pessoa pode promover a redução genuína das tensões, que são a causa última dos conflitos e das guerras". 

O Negócio é ser Pequeno, E. F. Schumacher 1973.
  
 

Um comentário:

Unknown disse...

Incrível.
Isso precisa ser mais divulgado.

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...