"

'Ofereço-me para cooperar com amor a fim de compartilhar a abundância de meu coração.'
'Comunico-me sem apegos e descubro a harmonia de evoluir na Terra.'

domingo, 18 de agosto de 2013

Cabaça ou Porongo, por Ir. Cirilo José

Lagenaria siceraria (Molina) Standl. 1930 - Flaschenkürbis - Calabash, Kyoto - 京都市, Japan
94. CABAÇA OU PORONGO - A polpa verde é emoliente e purgativa; é abortiva, 6g por litro; decocto das sementes é contra nevrites e inchações das pernas. 

fonte, Database - ripe fruit (field)
   Cucurbita (Cucurbita lagenaria L.)
Curiosidade na pesquisa:

O nome científico sugerido por Cirilo para a cabaça foi Cucurbita lagenaria Martius. Me parecer que Martius é um Dr. cujo o pequeno trecho abaixo em que reproduzo, veio do Diccionario de Medicina Domestica e Popular em que Martius é citado como referencia. 

"A polpa dos fructos da cucurbita lagenaria L. (Lagenaria vulgaris Sering) conhecidos pelos nomes de purunga, cabaça, abobora de carneiro, planta da mesma família, e que encontra-se entre os trópicos em todo o mundo (a qual pela cultura perde o amargo e se torna comestível), é um drástico violento. Usa-se della nas obstrucções e chlorosis. É, porém, preciso haver grande cautela em sua administração, pois que é muito conhecida a sua acção violenta, e Manso refere um caso de hemorrhagia mortal, causada pelo seu uso. Os grelos desta planta produzem os mesmo effeito (Dr. de Martius e Manso)." Diccionario de Medicina Domestica e Popular por Theodoro J. H. Langgaard


"Faça do alimento sua Medicina, e da Medicina seu alimento"

"O poder curativo dos medicamentos depende (...) de seus sintomas semelhantes aos da doença, mas superiores em força, de modo que em cada caso individual, a doença é mais certa, radical, rápida e permanentemente eliminada."  
Hahnemann

"Substâncias que são fabricadas pelo organismo ou ingeridas via alimentação, essenciais para a manutenção da vida, podem ser utilizadas para melhorar a saúde humana."  
Linus Pauling

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...