"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sábado, 21 de dezembro de 2019

Ainda impunes, recordar é viver

"Punishment of Negroes" oil on Canvas


 saber e agir é sobreviver...
14.XII.2019
Por Sebastião Pinheiro
_ texto publicado em sua página do facebook._

Respeitar ideias, ações, religiões e comportamentos é um preceito constitucional que organiza a sociedade cidadã. Todo e qualquer investido desde o cargo máximo de responsabilidade nacional ao mais humilde cidadão é obrigado pelo valor supremo da cidadania, a democracia. Fora disso há discórdia e doenças sociais.

A escalada de ofensas & agressões: “Você é tão feia que não merece ser estuprada”, dito na Tribuna do Parlamento. “Voto Sim, pelo Cel. Brillante Ulstra” no plenário da Câmara Federal. Estupro e Tortura são crimes em lei. O exercício cidadão, não é privilégio, nem permite intimidação, medo ou silêncio cúmplice. Dizer no horário nobre que se seu ministro roubar será pendurado no pau de arara não é vicio de linguagem ou má educação é ofensa grave; quantas crianças, jovens e familiares perguntaram a seus pais, maridos e familiares; O que é um pau de arara?
 
Alguns adultos sabem o suplício imposto aos escravos, na Gravura de Jean Baptiste Debret e nos presídios, delegacias, quartéis, e até em desfile festivo com indígenas pendurados no pau de arara (foto) ou em algumas dependências de “órgãos clandestinos” a cidadãos que eram contrários à ditadura golpista por ordens do U.S. State Department e ainda impunes.

No Rio de Janeiro um juiz governador comemora uma execução sumária em ato canalha, e meses depois se ajoelha na frente de um jogador de futebol após uma conquista. Estes tipos de comportamentos podem ser Transtornos de Personalidade Sádica (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders,o DSM-III-R) que a enciclopédia explica.

Critérios do DSM-III-R:

A) Um padrão invasivo de comportamento cruel, humilhante e agressivo, a partir da idade adulta, como indicado pela ocorrência repetida de pelo menos quatro dos seguintes:

1. Usa de crueldade física ou violência com a finalidade de estabelecer o domínio em um relacionamento (não apenas para alcançar algum objetivo não-interpessoal, como golpear alguém a fim de roubá-lo);

2. Humilha ou avilta pessoas na presença de outros;

3. Trata ou disciplina alguém sob seu controle de maneira áspera (por exemplo, uma criança, um estudante, prisioneiro ou paciente);

4. Diverte-se ou tem prazer em ver o sofrimento psicológico ou físico de outros (incluindo animais);

5. Mente com o propósito de prejudicar ou infligir dor a outros (não apenas para alcançar algum outro objetivo);

6. Consegue que outras pessoas façam o quer por meio de intimidação ou mesmo terror;

7. Restringe a autonomia das pessoas com quem estreita relação (por exemplo, não deixar o cônjuge sair de casa desacompanhado ou permitir que a filha adolescente assistir suas funções sociais);

8. É fascinado por violência, armas, artes marciais, lesões ou tortura B) O comportamento de A não fora dirigido para uma só pessoa (por exemplo, cônjuge, a uma criança) e não foi apenas para efeitos de excitação sexual (como no sadismo sexual)

Para quem há muito leu e estudou J.J. Rousseau (O contrato social & Princípios de Direitos Políticos, 1762, um dos livros guia da Revolução Francesa) fica dia a dia o conjunto de ações que consolidam as más intenções que infestam os meios, sociedade e encarregados em dourar as pílulas (governos).

Não importam as ameaças ou a dor, nem as lembranças ou narrativas sobre o suplício no pau de arara, nem o risco de execução sumária, sempre ao cidadão cabe denunciar o que esteja fora da lei e os militares em 1964 estiveram fora da lei e ainda não foram punidos. É a fé e dever de ofício lembrar sempre isso.

Um presidente é o funcionário público N°1 pela confiança do povo através do voto. E não é isento de condena.
 PREVARICAÇÃO é ação ilegal de funcionário público e consta de três partes fundamentais:

1.) Decepção (enganar, ocultar a verdade, promover um conceito ou ideia ilegal);
2.) Evasão é o que mais identifica corruptos, desonestos e políticos sem caráter; e
3.) Discurso indutor de medo e terror.

Os cidadãos devem cumprir as leis e estar vigilante ao seu cumprimento; o resto é cascata e bazófia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...